Exposição: Café e Imigrantes



Exposição: Café e Imigrantes


Os imigrantes contribuíram de forma decisiva para o crescimento da produção de café no Brasil e as fazendas optavam por contratar todos os imigrantes de uma mesma nacionalidade.

Na exposição Café e Imigrantes encontramos artefatos que fazem referência a senzalas, engenhos, casas de máquinas, paióis, estaleiros, feitorias, capelas etc. Nessa exposição percebe-se a influência mútua das culturas que aqui se encontravam, o requinte europeu refletindo-se no conforto pelos quais as fazendas eram dotadas, as suntuosas residências e os nobres materiais que constituíam o cenário da imigração.

Em realidade a construção da Hospedaria dos Imigrantes correspondia às necessidades dos cafeicultores, pois o destino dos imigrantes era o Oeste Paulista, e nesse sentido, a Hospedaria daria conta de alojar imigrantes em um curto espaço de tempo e encaminhá-los para as grandes fazendas. Tal ação fazia parte da política imigratória da época que promovia incentivo à imigração para suprir a mão de obra necessária para a extração das riquezas do café.