Um pouco da história de Paranapiacaba




Na língua Tupi, Paranapiacaba significa lugar onde se avista o mar. Por situa-se em uma área de menor declividade na região da Serra do Mar. Paranapiacaba tornou-se ponto estratégico para a construção de uma estrada de ferro que ligasse o ponto de Santos a cidade próximas à capital. O grande interesse consistia em escoar a produção de café que significava lucro certo como produto de exportação.






Considerada Londres brasileira, devido à neblina, à arquitetura e aos "modus vivendi" inglês dos primeiros moradores da Vila Paranpiacaba, a cidade faz a completa junção de lazer e entretenimento, num ambiente misto de belezas naturais e conhecimento histórico.





A Vila de Paranapiacaba surgiu para alojar o grande contigente de operários que lá se instalaram, de forma quase autosuficiente, para construir a primeira linha de transporte de sistema Funicular* no Brasil, elaborada empresa inglesa São Paulo Railway. As obras começaram em 1860 e em 1901, também decorrente a um projeto de uma empresa britânica, é construída a Estação da Luz, nesse mesmo ano Paranapiacaba inaugura seu segundo sistema funicular.






Entender o estilo de arquitetura de monumentos como o Castelinho, o sistema de transporte capaz de carregar carga em um desnível tão grande, conhecer os Serrabreques e Locobreques é uma aventura que a baixo custo e uma boa iniciativa pode ser vivenciada por todos os estudantes. Esperamos que você embarque nessa conosco!


*Funicular significa "sistema de transporte em que a tração do veículo é proporcionada por cabos acionados por motor estacionário, e em que frequentemente se utiliza para vencer grandes diferenças de nível"