Atividades Recomendadas

PRIMEIRA ATIVIDADE


Pedir para os alunos trazerem o mapa de como chegar a Paranapiacaba, pode ser tanto o trajeto de carro, quanto o de transporte público. Ou seja, como chegar ao lugar onde realizaremos o estudo de meio. Assim, os alunos podem entrar na internet pesquisar no Google, ao final, devem trazer uma cópia dos trajetos impressa ou desenhada.

O próprio site de Paranapiacaba ensina como chegar ao local:


COMO CHEGAR DE CARRO


Segue-se pela Rodovia Anchieta até o km 29 (Placa para Ribeirão Pires Próximo ao Posto da Policia Rodoviária), entrar a direita na SP 148(Estrada Velha de Santos), até o km 33, entrar a esquerda na Rodovia Índio Tibiriçá(SP 31), até o km 45,5 próximo ao terceiro posto de gasolina (POSTO SHELL) antes da ponte (ponte seca). Ao lado do posto Shell desça a rua a esquerda e vire a direita na Rodovia Ribeirão Pires Paranapiacaba(SP 122), e siga sempre em frente até a Vila de Paranapiacaba Parte Alta(Estacionamento).

OBS: A Vila de Paranapiacaba é constituída de duas partes, Vila baixa e Vila Alta, caso você queira ter acesso a parte alta da vila onde encontra-se o estacionamento siga pela Rodovia SP 122 (Rodovia Ribeirão Pires Paranapiacaba) até o final dela (Próximo ao Cemitério) . Caso você queria ter acesso à parte baixa da Vila, siga pela a SP 122 (Rodovia Ribeirão Pires Paranapiacaba) até Estação de Trem de Campo Grande entre a esquerda, atravessando os trilhos depois entre a direita seguindo pela estrada de terra até a Vila de Paranapiacaba, quando você passar pela torre onde está o relógio "Big Bem”, entre à primeira direita próximo ao trem velho seguindo em frente, depois entre à direita até ao largo dos Padeiros "Centro da Vila de Paranapiacaba".


COMO CHEGAR DE ÔNIBUS


A Partir da estação de Rio Grande da Serra:


Pegar o ônibus no ponto final ao "lado" da Estação de Trem de Rio Grande da Serra, próximo à farmácia.


A Partir de Santo André:


Pegar o ônibus no Terminal de Ônibus Urbano e Rodoviário Prefeito Saladino (Tersa) ou ao lado do Shopping Center ABC Plaza próximo à estação de trem de Santo André.


COMO CHEGAR DE TREM


Pegue o trem para Rio Grande da Serra (Linha 10 – Turquesa) na Estação Luz. Os trens só chegam até a Estação de Rio Grande da Serra, a partir desse ponto só de ônibus.

Pode-se trabalhar com aluno o mapa, por exemplo, o mapa ferroviário quando colocado no mapa de estado de São Paulo, qual seria o trajeto, e se colocado no mapa de Brasil, qual seria o tamanho desse mapa. Aqui, pode-se tratar o conceito de escalas desses mapas, ou seja, 1: 10000, explicar o que esses números simbolizam etc.

Além disso, com o mapa pode-se discutir com os alunos sobre o relevo, como é representado pela curvas de nível, altitude etc. Como achar os pontos mais altos das elevações e nas curvas principais.

O objetivo é encantar o imaginário com um mundo desconhecido e ao mesmo tempo reconhecer o desenvolvimento dos alunos nos processos de localização. De acordo com Pontuschka (2007, p. 326): “tanto os mapas murais como o atlas, na condição de instrumentos pedagógicos, deveriam ser presença obrigatória nas salas de aula de Geografia.” Apesar da disseminação dos mapas pela mídia e pela internet, esse material, na escola, precisa ser utilizado no desenvolvimento de um raciocínio geográfico e geopolítico.

SEGUNDA ATIVIDADE


Antes de promover o estudo do meio, na sala de aula, pode-se mostrar algumas imagens sobre Paranapiacaba. Estimulando o interesse e ao mesmo tempo a imaginação dos alunos.

Primeiro passo: pede-se para os alunos observarem as imagens com atenção.

Segundo passo: pergunta-se para os alunos o que foi observado, é um relógio da antiguidade? Pode estar na igreja? No colégio? E a casa, qual a diferença dessa casa e outras casas que já tinha visto? Essa casa é de uma área rural? Etc. É interessante trazer imagens para analisar a história e o espaço.

Vivemos em um mundo de imagens e pouco sabemos sobre elas, portanto, tem-se o objetivo de despertar um olhar crítico e, ao mesmo tempo, saber como interpretá-las. Segundo Nidia Pontuschka (2007, p. 279), “Elas nos chegam por meio de fotografias nos jornais, com movimento nas propagandas de televisão e nos filmes, mas há necessidade de geograficamente pensar o sentido que tais representações têm para a formação cultural de professores e alunos.”

Como último passo, o professor deve revelar o local de onde foi tirada a foto, além disso, apresentar brevemente o lugar, por exemplo:

A Vila de Paranapiacaba é a única vila ferroviária do Brasil conservada desde sua fundação, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural, repleto de belezas naturais do bioma Mata Atlântica, e um rico acervo histórico a céu aberto perfeita para o estudo em campo. A Ecotur - Paranapiacaba tem como uma de suas principais diretrizes promover e facilitar a vinda de visitantes, por meio do apoio ao trabalho de campo e às atividades educacionais e científicas na região.